sexta-feira, 24 de maio de 2013

Outras Redes sociais voltadas para a Educação

Conheça as Redes Sociais criadas para a Educação.



O que é o Ning?

Depois de surgirem dezenas de redes sociais, como o Hi5 e o Orkut, surgiu aquela que é talvez a mais ambiciosa e interessante de todas: Ning.


O mais curioso é que não é uma rede social. São milhares de redes sociais! O Ning é uma plataforma que permite que qualquer pessoa crie uma rede social e desenvolva-a de acordo com as suas ideias, necessidades e ambições.

Como todas as outras redes sociais, qualquer rede que é criada no Ning permite criar perfis, trocar mensagens, videos, fotos, deixar mensagens nos perfis dos amigos, etc.

Os criadores do site criaram-no para ver o que é que acontecia se as pessoas tivessem liberdade de criar a sua própria rede social e de facto o resultado foi muito interessante.

Por enquanto ainda não existe um Ning traduzido em português.

A plataforma foi criada em Outubro de 2005 por Marc Andreessen (criador, entre outros, do Netscape) e o nome, proveniente da China, significa Paz.

Conta com mais de 30 mil redes sociais dentro das quais podemos encontrar  professores, formadores, artistas, bibliotecários, informáticos, e algumas empresas e lojas conhecidas.

Alguns exemplos:

Bibliotecários: http://librarians.ning.com/

Professores: http://nextgen.ning.com/

Formadores: http://formadorespt.ning.com/

Entre tantos outros milhares.

Referencias:
Coelho, José. O que é o Ning? Disponivel em:  http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/74733.html#_Data: 24/05/2013

Eu no Enem




Rede Social criada para conectar os participantes do Enem, para troca de informações sobre as disciplinas.

O Eu no Enem oferece encontros com interação entre jovens, espaço para trocar ideias com os fóruns, canal no Youtube, batizado de EunoEnem-TV, com vídeos, aulas online, podcasts, dicas e entrevistas. A rede também oferece professores online, mediando os debates, notícias online, blogs dos alunos que tenham destaque, simulados com rankings, correções de redações, tudo isso gratuitamente. 




A EDMODO


iferente do que acontece numa rede social normal, a Edmodo é um ambiente tido como “privado e seguro”, uma vez que requer que o professor, a escola ou os sistemas de ensino façam um perfil e só então é possível convidar os alunos a participar. A partir do login, a rede social permite que os professores tragam, gratuitamente, sua sala de aula para o ambiente virtual. Assim, eles podem compartilhar material multimídia, organizar fóruns, gerir projetos educacionais, estabelecer calendário de atividades, dar notas e condecorações aos alunos e acompanhar sua frequência e participação nas atividades.
Para professores brasileiros interessados em experimentar a plataforma, a Edmodo já possui as primeiras interfaces em português
“Todo o site tornou minha vida como professor mais fácil e menos estressante”, disse Taylor Hopewell, professor de artes na Califórnia ao eSchoolNews, site dos EUA especializado em educação. “Eu consigo me conectar virtualmente aos meus alunos, dar notas em um piscar de olhos, acompanhar o desempenho deles, usar melhor os recursos de papel (e ajudar o meio ambiente) e, o mais importante, os alunos interagem uns com os outros. Eles querem aprender, eles socializam uns com os outros, fazem perguntas importantes e debatem. É impressionante ver os alunos empolgados em aprender”.
Desde a última atualização da rede, ocorrida em setembro, a Edmodo passou a fazer recomendações em tempo real de conteúdo e pessoas interessantes para os professores, além de ter facilitado que eles encontrassem colegas que ensinam tópicos correlatos. (Veja vídeo em inglês que apresenta essas funcionalidades). Em março, a startup disponibilizou parte dos seus códigos para que outras empresas pudessem desenvolver aplicativos a serem usados na plataforma.
Para professores brasileiros interessados em experimentar a plataforma, a Edmodo já possui as primeiras interfaces em português. Ao se avançar pelas abas, no entanto, o texto volta a aparecer em inglês. Você já experimentou a rede social? 

Link:http://porvir.org/porcriar/rede-social-reune-12-milhoes-de-alunos-professores/20121003



Nenhum comentário:

Postar um comentário