sábado, 18 de maio de 2013

Apresentação do Blog


O blog foi construído pelas alunas Manoela, Márcia e Vera do curso de Pós Graduação em Informática na Educação do IFES, com o objetivo de mostrar a utilização do Facebook na educação como rede de compartilhamento de informações e disponibilização de materiais educacionais, bem como utilizar o blog para conscientizar os atores que terão acesso ao material produzido sobre aspectos relacionados ao uso de Redes Sociais na educação, em especial O uso do Facebook na aprendizagem.
Mas o que são Redes Sociais?


Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Orkut, MySpace, Twitter, Badoo), redes profissionais (LinkedIn), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização.
Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior participação democrática e mobilização social.

 Um exemplo de um diagrama de uma rede social.
O com maior grau de centralidade de
intermediação está representado em amarelo
Neste vídeo podemos entender como funciona as redes Sociais de modo geral.

Alguns exemplos das redes sociais
O que é Facebook?

Facebook é um site e serviço de rede social que foi lançada em 4 de fevereiro de 2004, operado e de propriedade privada da Facebook Inc. Em 4 de outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos. Em média 316.455 pessoas se cadastram, por dia, no Facebook, desde sua criação em 4 de fevereiro de 2004. Os usuários devem se registrar antes de utilizar o site, após isso, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores, organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras características, e categorizar seus amigos em listas como "as pessoas do trabalho" ou "amigos íntimos". O nome do serviço decorre o nome coloquial para o livro dado aos alunos no início do ano letivo por algumas administrações universitárias nos Estados Unidos para ajudar os alunos a conhecerem uns aos outros. O Facebook permite que qualquer usuário que declare ter pelo menos 13 anos possa se tornar usuário registrados do site.
Símbolo conhecido do facebook



Página inicial do Facebook:


Página do Facebook aberto:



Continuaremos com o Uso do Facebook na Aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário