sábado, 18 de maio de 2013

A utlização do Facebook na Educação




As redes sociais possuem elevada audiência no Brasil, principalmente quando fala-se em Facebook. As tecnologias de informação e comunicação, em especial os softwares colaborativos disponibilizados por meio da internet, fazem parte da rotina das crianças, adolescentes e adultos. Segundo Capobianco (2010), tais ferramentas oferecem recursos para potencializar os processos na área de educação abrindo novas possibilidades para complementar o ensino formal. Esses novos instrumentos vem ampliando a interatividade e a flexibilidade de tempo no processo educacional, por isso é possível fazer uso das redes sociais para contribuir no processo de ensino-aprendizagem (Silva & Cogo, 2007).

Os alunos já estão familiarizados com as redes sociais. Mesmo que não queiram misturar educação com o lazer, eles já sabem utilizar essas ferramentas, por isso fica mais fácil explorar seus recursos (Patrício & Gonçalves, 2010). É possível, portanto, estender o espaço físico das salas de aula, dessa forma o aluno não é limitado apenas ao tempo de uma aula e tem a oportunidade de ampliar suas pesquisas com temas que realmente lhe interessam.

Com o facebook pode-se diminuir as barreiras de comunicação entre os alunos e professores. Em contrapartida, há obstáculos relacionados a cobertura da internet no Brasil e as questões de privacidade, visto que na maioria das vezes as redes sociais são bloqueadas nas escolas, impedindo a socialização desses alunos no meio online. O problema está no fato das redes sociais serem consideradas como elemento de distração nas escolas. Na maior parte das instituições de ensino o acesso a essas páginas é bloqueado para os alunos. Assim, para que se possa usufruir desta ferramenta para otimizar o ensino, é preciso que as redes sociais sejam melhor exploradas através do planejamento de uso com critérios, ética e responsabilidade (Lorenzo, 2011).

As redes sociais já evoluíram muito desde o início de suas atividades. Do jeito que as conhecemos já sofreram modificações e foram aperfeiçoadas, desde os primeiros passos com a oferta de comunicação via internet com o aplicativo MIRC em 1995, ICQ, MSN, SKYPE e em seguida com a chegada de fato do primeiro site com recursos como o orkut até ser ultrapassada pelo facebook.

O Facebook, de acordo com o site socialnetworkingwatch, é com folga a maior rede social do mundo ultrapassando um bilhão de usuários. Nos últimos 6 meses, com a adesão de 16,6 milhões de novos usuários brasileiros, ultrapassou o orkut totalizando a estimativa atual de 50 milhões (79% dos jovens que usam a internet). Estes passam em média 7,5 horas por mês conectados a rede social na maior parte do tempo vendo vídeos e sites de humor conforme o site comScore.

A rede pode ser explorada como ferramenta pedagógica importante, principalmente na promoção da colaboração no processo educativo, e ainda, permite a construção crítica e reflexiva de informação e conhecimento (Fernandes, 2011).


Ferramentas da rede social que podem usadas como apoio ao ensino

No artigo " Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior", fonte http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/36434/23529,
podemos encontrar um quadro com a síntese explicando quais atividades educacionais podem ser desempenhadas pelas ferramentas existentes no facebook:

Chat

Tirar dúvidas em tempo real. Professor e Professor, Aluno e Professor, Secretaria e Aluno, Comunidade juntamente com alunos, professores e secretaria.

Fotos e Vídeos

Divulgar os trabalhos e atividades realizadas. Por exemplo, um vídeo de uma palestra ocorrida na unidade de ensino, ou fotos de um estudo de campo. É importante buscar a melhor qualidade da imagem a serem publicadas.

Compartilhamentos

Difundir informações e conhecimentos relevantes para os usuários do Facebook que não participam diretamente dos grupos criados

(unidades curriculares/disciplinas)

Eventos

Divulgar e receber a confirmação da participação em reuniões, viagens, palestras, entre outros.

Comentários/Mensagem

Lembrar as provas, trabalhos e resolver duvidas individuais. Criar um ambiente de interação/debate sobre determinadas temáticas.

Enquetes

Coletar a opinião a dos alunos ou demais atores a respeito de um determinado assunto.

Conteúdo

Criação de novas páginas dentro de um grupo. Podem ser colocados assuntos diversos que ficam armazenados por tempo indefinido. Exemplos: Notas de exames, resumos de aula, planos de ensino.

Marcação de imagens,

vídeos e comentários


Sempre que possível marcar todos os envolvidos no conteúdo exposto para explicitar e estimular participante.

Debates

Quando o professor divulgar algum material é possível divulgar também um espaço para debate do assunto, orientando os alunos a deixar apenas um comentário, e depois debater sobre o assunto com seus colegas e professores para uma melhor fixação do conteúdo.

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