As redes sociais possuem elevada audiência no
Brasil, principalmente quando fala-se em Facebook. As tecnologias de
informação e comunicação, em especial os softwares colaborativos
disponibilizados por meio da internet, fazem parte da rotina das crianças,
adolescentes e adultos. Segundo Capobianco (2010), tais ferramentas oferecem
recursos para potencializar os processos na área de educação abrindo novas
possibilidades para complementar o ensino formal. Esses novos instrumentos vem
ampliando a interatividade e a flexibilidade de tempo no processo educacional,
por isso é possível fazer uso das redes sociais para contribuir no processo de
ensino-aprendizagem (Silva & Cogo, 2007).
Os alunos já estão familiarizados com as redes
sociais. Mesmo que não queiram misturar educação com o lazer, eles já
sabem utilizar essas ferramentas, por isso fica mais fácil explorar seus
recursos (Patrício & Gonçalves, 2010). É possível, portanto,
estender o espaço físico das salas de aula, dessa forma o aluno não é limitado
apenas ao tempo de uma aula e tem a oportunidade de ampliar suas pesquisas com
temas que realmente lhe interessam.
Com o facebook pode-se diminuir as barreiras de
comunicação entre os alunos e professores. Em contrapartida, há obstáculos
relacionados a cobertura da internet no Brasil e as questões de privacidade,
visto que na maioria das vezes as redes sociais são bloqueadas nas escolas,
impedindo a socialização desses alunos no meio online. O problema está no fato
das redes sociais serem consideradas como elemento de distração nas escolas. Na
maior parte das instituições de ensino o acesso a essas páginas é bloqueado
para os alunos. Assim, para que se possa usufruir desta ferramenta para
otimizar o ensino, é preciso que as redes sociais sejam melhor exploradas
através do planejamento de uso com critérios, ética e responsabilidade
(Lorenzo, 2011).
As redes sociais já evoluíram muito desde o início
de suas atividades. Do jeito que as conhecemos já sofreram modificações e foram
aperfeiçoadas, desde os primeiros passos com a oferta de comunicação via
internet com o aplicativo MIRC em 1995, ICQ, MSN, SKYPE e em seguida
com a chegada de fato do primeiro site com recursos como o orkut até ser
ultrapassada pelo facebook.
O Facebook, de acordo com o site socialnetworkingwatch,
é com folga a maior rede social do mundo ultrapassando um bilhão de usuários.
Nos últimos 6 meses, com a adesão de 16,6 milhões de novos usuários
brasileiros, ultrapassou o orkut totalizando a estimativa atual de 50 milhões
(79% dos jovens que usam a internet). Estes passam em média 7,5 horas por mês
conectados a rede social na maior parte do tempo vendo vídeos e sites de humor
conforme o site comScore.
A rede pode ser explorada como ferramenta
pedagógica importante, principalmente na promoção da colaboração no processo
educativo, e ainda, permite a construção crítica e reflexiva de informação e conhecimento
(Fernandes, 2011).
No artigo " Utilização das redes sociais na educação: guia para o uso do Facebook em uma instituição de ensino superior", fonte http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/36434/23529,
podemos encontrar um quadro com a síntese explicando quais atividades educacionais podem ser desempenhadas pelas ferramentas existentes no facebook:
Chat
|
Tirar
dúvidas em tempo real. Professor e Professor, Aluno e Professor, Secretaria e
Aluno, Comunidade juntamente com alunos, professores e secretaria.
|
Fotos e
Vídeos
|
Divulgar
os trabalhos e atividades realizadas. Por exemplo, um vídeo de uma palestra
ocorrida na unidade de ensino, ou fotos de um estudo de
campo. É importante buscar a melhor qualidade da imagem a serem publicadas.
|
Compartilhamentos
|
Difundir
informações e conhecimentos relevantes para os usuários do Facebook que
não participam diretamente dos grupos criados
(unidades
curriculares/disciplinas)
|
Eventos
|
Divulgar
e receber a confirmação da participação em reuniões, viagens, palestras,
entre outros.
|
Comentários/Mensagem
|
Lembrar
as provas, trabalhos e resolver duvidas individuais. Criar um ambiente de
interação/debate sobre determinadas temáticas.
|
Enquetes
|
Coletar
a opinião a dos alunos ou demais atores a respeito de um determinado assunto.
|
Conteúdo
|
Criação
de novas páginas dentro de um grupo. Podem ser colocados assuntos diversos que
ficam armazenados por tempo indefinido. Exemplos: Notas de exames, resumos de
aula, planos de ensino.
|
Marcação
de imagens,
vídeos
e comentários
|
Sempre
que possível marcar todos os envolvidos no conteúdo exposto para explicitar e
estimular participante.
|
Debates
|
Quando
o professor divulgar algum material é possível divulgar também um espaço para
debate do assunto, orientando os alunos a deixar apenas um comentário, e depois
debater sobre o assunto com seus colegas e professores para uma melhor
fixação do conteúdo.
|
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